A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando todos os setores, dos micro aos macros, e a área de Gestão de Pessoas não fica de fora dessa transformação. Agora já é possível tomar decisões mais assertivas e otimizar o trabalho organizacional e a experiência dos funcionários.
A aplicação da IA no recrutamento e seleção tem permitido analisar grandes volumes de currículos, analisar a linguagem corporal dos candidatos, identificar padrões e escolher os mais adequados para cada cargo.
Também nos processos de integração e treinamento de novos colaboradores, é possível usar os Chatbots para responderem perguntas sobre a empresa e oferecer suporte quanto às atividades básicas de cada operação, fluxo dos processos e recomendações de procedimentos.
Os sistemas de aprendizado que utilizam plataformas baseadas nas IAs, disponibilizam certas facilidades, como a de personalizar os programas de treinamento conforme as necessidades de cada colaborador, garantindo uma maior eficácia.
Também é possível mensurar o estado geral das equipes quanto à sua saúde física, emocional e mental, para que a empresa tome decisões sobre os investimentos em ações motivacionais e de engajamento.
Cruzar todas as informações levantadas durante os monitoramentos que as IAs são capazes de fazer, possibilitam ao setor de gestão de pessoas recomendar os treinamentos e capacitações adequados para cada momento que a companhia estiver vivendo, abrangendo inclusive programas de incentivos e benefícios financeiros, planos de carreira e etc.
Fica muito mais fácil embasar decisões, promoções e recomendações com base em dados, não é mesmo? #ficadica